domingo, 27 de maio de 2012

Aterosclerose e Radicais Livres


O que é aterosclerose?

   A aterosclerose é uma doença crônica, causada pela deposição de gorduras, colesterol, cálcio ou outras substâncias encontradas no sangue nas paredes das artérias, formando uma placa de ateroma. É mais freqüente de acometer as artérias coronárias; porém, pode ocorrer no cérebro, coração, rins, intestino, membros superiores e inferiores e outros órgãos também sendo responsável por doenças severas como a doença da artéria coronária, que resulta em angina, infarto do miocárdio, morte súbita, doença vascular cerebral (AVC) e outras doenças isquêmicas.

Porém o que essa enfermidade tem a haver com radicais livres?

   Estudos no final dos anos 80 demonstraram que radicais livres de oxigênio oxidam o LDL (low-density lipoprotein-cholesterol) culminando na formação de células defeituosas que chamam a atenção das células imunológicas, os macrófagos, que fazem um serviço de limpeza no organismo, engolindo uma molécula de colesterol atrás da outra. Essas células, contudo, são convocadas para recuperar eventuais machucados na parede dos vasos e, chegando ali, muitas vezes estouram, espalhando o conteúdo oxidado pela lesão. Isso atrai mais macrófagos para o lugar que ,por sua vez, provoca a formação de uma placa de ateroma.

   Outra teoria para a formação da aterosclerose é a que fala sobre lesões endoteliais nas artérias, nestas lesões há afluxo de macrófagos; quando ativados, liberam radicais superóxido, peróxido de hidrogênio e enzimas hidrolíticas. Estes produtos, além de lesar células vizinhas, estimulam a proliferação de músculo liso subendotelial. A lesão pode ser exacerbada pela fumaça do cigarro que, por ser rica em ferro, catalisa a oxidação de lipoproteínas de baixa densidade (LDL). Tal oxidação estimula a internalização de colesterol nos macrófagos, os quais, conseqüentemente, se convertem em células espumosas, contribuindo para a formação da placa de ateroma.

   Estudos in vivo também mostraram que vitaminas antioxidantes, atuam contra os radicais livres e impedem a oxidação do LDL, esse mesmo estudo indicou que a vitamina E (encontrada em óleos vegetais - amendoim, soja, palma, milho, cártamo, girassol, etc. -  e o gérmen de trigo) previne doenças nas artérias coronárias, sendo que os efeitos antioxidantes da vitamina E parecem ser potencializados quando ela é ingerida junto a outros antioxidantes, como a vitamina C por exemplo.

Maneiras de se combater a aterosclerose:

   Mudanças no estilo de vida incluem alimentação saudável com baixo nível de gordura saturada, colesterol e menos sal. Isso significa que se deve dar mais atenção às frutas, verduras e legumes, e reduzir o consumo de produtos industrializados. O fumo deve ser terminantemente abandonado, e as atividades físicas devem fazer parte do dia-a-dia. Perder peso é indispensável nesse processo.
Os medicamentos indicados são aqueles que diminuem o nível de colesterol ruim (LDL) e controlam os níveis da pressão sanguínea. Também podem ser prescritos anticoagulantes e as drogas chamadas antiplaquetárias, que visam a afinar o sangue e assim diminuir a possibilidade de formação de coágulo nas placas de gordura. Nos casos mais graves, a melhor opção pode ser a cirurgia ou a angioplastia.

Fontes:







Nenhum comentário:

Postar um comentário